LEMA PARTICIPA DO SETESM 2023

 SETESM - SEMINÁRIO DE ÉTICA E ESPIRITISMO DO SUL DE MINAS: CELEBRANDO A ÉTICA E A HISTÓRIA DO ESPIRITISMO EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ



No dia 4 de novembro de 2023, a cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG, foi palco de um evento de grande significado para a comunidade espírita local e todos aqueles interessados em vivenciar os princípios da ética no contexto do movimento espírita. O Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas (SETESM) 2023 proporcionou uma jornada importante de aprendizado, destacando a da história das casas espíritas da cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG.

As boas vindas aos participantes foi dada pelo representante do Centro Espírita Amor a Verdade Mãe Maria, Ricardo Paduan.

Na Sequência, a Abertura do evento foi realizada pelo presidente da Aliança Municipal Espírita, Mário Borsato, que ressaltou a importância do trabalho conjunto no movimento espírita local.

Abertura do Evento com o Presidente da Aliança Municipal Espírita Mário Borsato.

O tema central deste ano, "A Ética do Respeito à Memória do Movimento Espírita: História das Casas Espíritas de Santa Rita do Sapucaí – MG", lançou luz sobre a herança rica e significativa do movimento espírita na cidade, que tem suas raízes fincadas na dedicação, amor e trabalho árduo de muitos indivíduos comprometidos ao longo dos anos.

A ética espírita, baseada em princípios de amor, solidariedade e respeito mútuo, serviu como um guia para esta celebração da história e da memória, promovendo o respeito e a gratidão pelos esforços daqueles que contribuíram para a construção e manutenção das casas espíritas em Santa Rita do Sapucaí.

A programação do SETESM 2023 foi meticulosamente organizada, começando com uma calorosa recepção que deu as boas-vindas aos participantes. A abertura oficial do evento estabeleceu o tom para o que viria a seguir, uma jornada rica em história e sabedoria espírita, com apresentações de expositores que fazem parte da comunidade espírita local.

Lucielena do Vale foi a primeira a palestrar, apresentando "Resgatando a História do Núcleo Espírita Nosso Lar". Sua apresentação enfocou as atividades desta casa espírita, incluindo suas contribuições para a comunidade através de atividades sociais, como a arrecadação de recursos por meio de vendas de lasanha, bem como seus estudos e palestras que enriquecem a espiritualidade dos presentes.





Vladas Urbanavicius Júnior trouxe aos participantes uma visão profunda sobre "Resgatando a História do Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA". Ele destacou os eventos realizados por esta instituição, entre eles: Congresso de Iniciação à Ciência Espírita - CONICE, Café com Estrelas, Colóquio da Literatura Espírita, Encontro Sobre Expoentes Espíritas, Encontro no Carnaval, Biblioteca itinerante, entre outros, mostrando a importância da realização de atividades que propiciem a confraternização na família espírita local e regional.



Ricardo Paduan, em sua apresentação intitulada "Resgatando a História do Centro Espírita Amor a Verdade Mãe Maria", compartilhou com o público a história da casa e detalhes da mediunidade da D. Chiquita, a fundadora da instituição. Foi uma viagem emocionante pelas raízes do centro e pela vida daquela que o estabeleceu.





Cláudia Rennó encerrou as apresentações com uma visão profunda sobre a história do "Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense – CEACS". Sendo a mais antiga casa espírita da cidade, Cláudia destacou a longa trajetória da instituição e as diversas atividades realizadas, incluindo estudos, palestras e ações sociais voltadas para o resgate de valores fundamentais. Ficou claro na apresentação o dinamismo e a importância da Casa no movimento espírita.


Veja os slides das apresentações:

https://drive.google.com/drive/folders/1iHNjCVxyXOQErfg1hWyLI981yxbFPHMg?usp=sharing

O evento não foi apenas uma oportunidade de celebrar a história do espiritismo em Santa Rita do Sapucaí, mas também um momento de profunda reflexão sobre como os princípios éticos do espiritismo podem ser aplicados em nossas vidas diárias e na comunidade. A ética da fraternidade foi o fio condutor que uniu o passado e o presente do movimento espírita, e o SETESM 2023 desempenhou um papel fundamental em perpetuar essa tradição.

A participação ativa e entusiástica dos presentes foi essencial para o sucesso do SETESM 2023, enriquecendo as discussões sobre ética e história do movimento espírita em Santa Rita do Sapucaí. Os organizadores do evento expressaram sua gratidão a todos os participantes por sua contribuição valiosa.

Na Foto a seguir, vamos encontrar os presidentes e representantes das Casas Espíritas de Santa Rita do Sapucaí juntamente com o Presidente da AME.

Presidentes e Representantes dos Centros Espíritas Unidos em um só ideal

A foto a seguir mostra os organizadores do evento se confraternizando com as luzes do evangelho.

No encerramento, a equipe do SETESM 2023 expressou seu amor e gratidão a todos os envolvidos, convidando a todos a continuar celebrando a história e a construir um futuro guiado pelos princípios éticos do espiritismo. Este evento inspirador serviu como uma poderosa lembrança do compromisso da comunidade espírita em Santa Rita do Sapucaí com a ética, a história e o amor ao próximo.


Prece final com Carlos Gomes, Presidente do 23o Conselho Regional Espírita de Santa Rita do Sapucaí

VEJA OUTROS MOMENTOS IMPORTANTES DO EVENTO:























Um café delicioso também foi servido no final, momento no qual foi possível a troca de ideias de todos os envolvidos.


Comentários

Postagens mais visitadas