ATIVIDADES



ESTUDO DO LIVRO CÉU E INFERNO

 
O estudo do livro Céu e Inferno é coordenado pelo Confrade José Dardier Ruas de Aquino e acontece semanalmente, aos domingos de manhã, no período das 8h00min às 9h30min. Também é realizado no início deste estudo uma vibração espiritual para os nossos irmãos em necessidade. O estudo está sendo realizado pelo google meet.

BIBLIOTECA ITINERANTE DO LEMA



Santa Rita do Sapucaí, sendo uma cidade tecnológica e voltada ao conhecimento, carece de projetos que possibilite uma maior democratização da leitura. Neste sentido, foi criado o projeto Biblioteca Itinerante do Lema.

No dia 25 de janeiro de 2015, o Lar Espírita Mãos de Amor (LEMA) iniciou uma nova atividade em comemoração aos seus 20 anos de atividades: a Biblioteca Itinerante do Lema. Todas as indicações de clima informavam que daria chuva a tarde e à noite. O medo era grande, pois não seria legal inaugurar o trabalho sem poder funcionar efetivamente. Com uma ajudinha divina, o tempo estava fresco e bonito, o que colaborou para que cerca de 100 pessoas passassem pela biblioteca e mais de 30 livros emprestados. Foi imensamente maior que a nossa expectativa. Sem contar as várias pessoas que pegavam o livro para ler na praça. Em um determinado momento, para cada banco de praça que olhávamos, tinha uma pessoa lendo.

A Biblioteca Itinerante do LEMA representou uma situação inédita na Praça Santa Rita. Muito mais do que democratizar a cultura espírita, o LEMA está contribuindo para o estímulo do hábito de ler dos Santarritenses. 

BAZAR E BIBLIOTECA ITINERANTE DO LEMA


Todo segundo sábado do mês, na Praça do Bairro Margaridas em Santa Rita do Sapucaí, o Lar Espírita Mãos de Amor realiza o Bazar e Biblioteca Itinerante do LEMA. Na oportunidade são ofertados roupas e utensílios usados por preços módicos e também é realizado a Biblioteca Itinerante, atendendo a necessidade de Leitura do bairro.


ENCONTRO ESPÍRITA NO CARNAVAL - ENEC







O ENEC – Encontro Espírita no Carnaval, uma promoção do Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA em Santa Rita do Sapucaí, é realizado anualmente.

Esse evento acontece no domingo e segunda-feira de carnaval. Ele surgiu a partir da ideia de amigos que gostam de estudar Doutrina Espírita e que escolheram o período de feriado para fazê-lo de modo descontraído, com dinâmicas, alimentação e pouso no próprio centro Espírita, localizado em uma área rural.

Além do cenário natural, cercado por montanhas e muito verde, a companhia de irmãos e irmãs de ideal faz a vida ser mais doce e agradável.


COLÓQUIO DA LITERATURA ESPÍRITA


O Espiritismo surge pela primeira vez em 1857, consubstanciado em um livro, a saber, O Livro dos Espíritos. Livro esse resultante das pesquisas com diferentes médiuns, realizadas pelo insigne professor francês Hippolyte Leon Denizard Rivail, que utilizou-se do pseudônimo Allan Kardec.

A partir desse livro Allan Kardec lançou vários outros, além de revistas e livretos, que formam os alicerces da Doutrina Espírita. Além de Kardec, vários outros autores contribuíram com a expansão das ideias espíritas pelo mundo.

Assim, a filosofia espírita, a ciência espírita e a religião espírita baseiam-se nos escritos desses livros, ditados diretamente pela plêiade de Espíritos Superiores, que são seus verdadeiros autores.

Diante disso, todo aquele que se interessar em tornar-se espírita, deve conhecer as obras básicas e algumas correlatas, através de leituras, estudos, discussões e palestras, promovidas pelos Centros Espíritas e órgãos afins.

Procurando contribuir com essa proposta o Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA da cidade de Santa Rita do Sapucaí, promove anualmente o Colóquio sobre a Literatura Espírita - I COLIE. No evento, autores e estudiosos da doutrina espírita apresentam uma síntese de um livro com base doutrinária e na sequência é realizado um debate sobre a literatura apresentada.

3 ES – ENCONTRO SOBRE OS EXPOENTES DO ESPIRITISMO 


Anualmente o Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA realiza anualmente o Encontro sobre os Expoentes do Espiritismo, o 3E’s.

Esse evento visa homenagear importantes personalidades do espiritismo conhecidas ou não do público, para que seus exemplos sejam um incentivo aos espíritas atuais, estimulando cada vez mais o trabalho no Movimento Espírita.

Geralmente são três expositores, por isso o título 3E’s, cada um escolhendo um vulto espírita para pesquisar e discorrer a respeito da sua vida, destacando os pontos principais e algumas histórias interessantes sobre a personagem escolhida.

CAFÉ COM ESTRELAS


O evento “Café com estrelas” é realizado pelo Lar Espírita Mãos de Amor (LEMA) anualmente.

Além de oportunizar um encontro entre Espíritas e simpatizantes de diferentes Centros Espíritas da cidade e da região, pode-se contemplar um céu estrelado na zona rural, onde fica situado o LEMA e admirar-se com o espetáculo que a Doutrina Espírita. No evento, normalmente é feito uma conexão entre os aspectos doutrinários da Doutrina Espírita, a arte e a astronomia. É claro que, como o próprio nome revela, também é realizado um delicioso café no melhor estilo mineiro

 CONICE – CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESPÍRITA

www.conice.org.br


O CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESPÍRITA – CONICE foi criado pelo LEMA em 2009. Atualmente o evento adquiriu uma amplitude regional e é Coordenado pelo 23º Conselho Regional Espírita, com o apoio do LEMA.

Além de artigos científicos o CONICE abre espaço para que sejam apresentadas resenhas de  livros espíritas, tanto por adultos quanto por crianças com a ajuda de seus pais e/ou evangelizadores; relato de atividades de uma Casa Espírita; relato do desenvolvimento do Evangelho Minucioso e ainda a declamação de um poema com temática espírita.

SEMINÁRIO DE ÉTICA E ESPIRITISMO DO SUL DE MINAS - SETESM

www.setesm.org.br



Ética, segundo a filosofia, é muito mais do que a questão da moral e dos bons costumes, é a busca de uma fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver, a busca do melhor estilo de vida.

O Espiritismo na sua filosofia, fundamentada pela ciência e vivenciada na pauta do Evangelho de Jesus tem essa proposta ética. Sob a orientação de que “fora da caridade não há salvação” e de que só a instrução e o amor aproximam o homem do ser divino, vamos aprendendo a respirar a ética espírita.

Nesse sentido e com esse pensamento o Lar Espírita Mãos de Amor, Núcleo Espírita Nosso Lar, Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense (Todas estas casas de Santa Rita do Sapucaí) e o Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (Itajubá) com o apoio do 23º CRE (Conselho Regional Espírita) realizaram em 2016 o I SETESM – Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas. Atualmente o evento é coordenado pela Aliança Municipal Espírita de Santa Rita do Sapucaí, com apoio do 23º CRE e ré realizado anualmente com uma amplitude regional, envolvendo as Alianças Municipais Espíritas das seguintes cidades:  Santa Rita do Sapucaí; Itajubá, Pouso Alegre e Ouro Fino.

CIEM - CURSO INTENSIVO DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE


Por iniciativa do LEMA (Lar Espírita Mãos de Amor) de Santa Rita do Sapucaí tem sido realizado alguns cursos rápidos, de quatro horas, em finais de semana em diferentes centros espíritas da região. Atualmente o CIEM é realizado a partir da união de diversos atores, sendo eles: Centros Espíritas; Alianças Municipais Espíritas; Conselhos Regionais Espíritas.

Esses cursos são baseados tão somente em O Livro dos Médiuns, codificado por Allan Kardec. São escolhidos alguns assuntos para discussão em cada encontro.



Comentários

Postagens mais visitadas